Concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais 2013 – Edital, provas e gabaritos

30/10/2012 | Postado em Concursos
Tags: ,

Concurso Polícia Militar de Minas Gerais 2013

O Governo de Minas Gerais autorizou hoje a realização de concurso público para a Polícia Militar (PMMG). São 1.700 vagas para os cargos de soldados da PM (1.700) e 1.300 vagas para assistentes administrativos de nível médio para atuar na área administrativa da PM. Os salário não foram divulgados.

Saiba mais

O governador de Minas, Antonio Anastasia, autorizou a realização de concurso público para a Polícia Militar (PMMG) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Serão 3.975 vagas para as duas corporações, com o objetivo de dar mais segurança à população mineira. Os militares também serão beneficiados por Projeto de Lei, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais na segunda-feira (29/10), que institui o abono permanência, fortalece o Fundo Promorar e reduz prazos para promoção na carreira.

“Estamos atendendo uma reivindicação tanto da Polícia Militar quanto do Corpo de Bombeiros para o aumento de seus efetivos, sempre com o objetivo maior de garantir mais segurança para a nossa população. A segurança é prioridade absoluta para o governo e é por essa razão que vamos colocar mais policiais nas ruas, para que cada um dos mineiros se sinta protegido”, afirmou o governador Antonio Anastasia.

Com o concurso, as 3.975 novas vagas serão destinadas aos cargos de soldados da PM (1.700), soldados do CBMMG (800) e assistentes administrativos de nível médio (1.300) para atuar na área administrativa da PM. As demais vagas serão voltadas a profissionais de saúde para o Hospital da Polícia Militar e unidades do interior do Estado, sendo 115 cargos para tenentes do quadro de Oficiais de Saúde e 60 de soldado do quadro de Praças Especialistas em Saúde

Carreira

Uma das novidades do PL é a fixação do corpo efetivo por três anos, até 2015. As leis anteriores fixavam o efetivo somente para o período de um ano, o que dificulta as adequações dos quadros para viabilizar novos ingressos e para realizar novas promoções na carreira.

A carreira ficará mais atrativa com o menor prazo para promoção e aumento da proporção de militares que podem fazer jus ao benefício. Nosso objetivo é atrair e reter bons profissionais. Fica preservado o modelo baseado no merecimento, essencial para a eficiência na prestação de serviços, além de manter o plano de carreira.

Para incentivar a permanência nos quadros, o PL propõe um abono para os militares estaduais que tenham completado as exigências para aposentadoria e façam a opção de permanecer em atividade. O abono permanência será equivalente a um terço dos vencimentos do militar e poderá ser concedido até a aposentadoria compulsória.

Fundo Promorar

O Governo de Minas também fortalecerá o Fundo Promorar – Programa de Apoio Habitacional dos Militares do Estado de Minas Gerais. O Projeto de Lei assegura o repasse de recursos do Tesouro do Estado para o Fundo nos próximos quatros anos. O Promorar é destinado ao financiamento para assistência à habitação a servidores militares segurados do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM).

Em relação ao Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM), o projeto de lei propõe alterações na Lei nº 10.366/1990, para destinar parte dos recursos repassados pelo Executivo para proventos de reservistas e reformados, além da pensão e assistência à saúde já contemplados.

Em breve maiores detalhes, como inscrições, taxas de inscrição e locais das provas, além de edital e gabarito.

Fonte: Agência Minas




7 comentários para “Concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais 2013 – Edital, provas e gabaritos”


  1. Ola gostaria de saber se esse concurso ja esta em andamento e qual é o site onde eu possa fazer a incriçoes?


  2. oi, eu tenho 17 anos e to fazendo o segundo colegial eu posso fazer a inscricao.


  3. ha e eu completo 18 anos dia primeiro de janeiro.


  4. Galera é só conferir no site https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/principal.action
    que lá vcs encontram todos os concursos em andamento porém para aqueles que completam 18 anos no ano de 2013 não conseguirão fazer a inscrição.


  5. onde esta localizado o site do concurso PMMG 2013 para Assistente Administrativo.


  6. meu grande sonho é participar da carreira militar poren tenho 1,52 de altura e infelismente todos os editais exigem 1,60 sendo impossivel participar, estou om esperanças de que no edital para assistente adm nao seja exigido. se existir alguma outra forma que eu possa participar de algo para entrar na carreira m ilitar por favor me avisa….
    minha profissao é tec de enfermagem…gostria muito de fazr o concurso daarea da saude….


  7. Maiara, esse concurso para assistente administrativo não é carreira militar, é servidor civil e o salário e bem menor que o dos militares. Para o quadro de especialistas, também é exigida a altura mínima de 1,60. Portanto infelizmente você não poderá seguir a carreira militar.
    Jucélia, você poderá se inscrever sim, pois completa 18 anos em janeiro de 2013, é isso? Você tem que ter nascido entre 06/01/1984 a 06/01/1996. Boa sorte!

Deixe um comentário